Definição:
É quando a sua pressão arterial está maior ou igual à 140/90 mmHg, em mais de uma ocasião, medida em condições adequadas e com aparelhos confiáveis.
Causas:
Obesidade / sobrepeso, envelhecimento, histórico familiar, estresse são os principais fatores. O consumo aumentado de sal e hábitos de vida não saudáveis, como sedentarismo e alimentação inadequada também estão associados ao surgimento da hipertensão.
Sintomas:
Não devemos esperar o início de sintomas para suspeitar de hipertensão, uma vez que na grande maioria dos casos seu surgimento ocorre de forma assintomática. Quando em níveis mais críticos, pode ocasionar dor de cabeça, tontura, alterações na visão, entre outros.
Tratamento:
Envolve duas vertentes: tratamento medicamentoso e não medicamentoso.
Não são todos os pacientes que irão necessitar de medicações desde o início, considerando que seu risco cardiovascular seja baixo e que os níveis de pressão não sejam tão altos.
No entanto, na maioria dos casos iremos necessitar de medicações para controle da pressão. A escolha de qual classe iremos iniciar ou qual a melhor associação entre as classes é feita de forma personalizada, de acordo com os níveis iniciais de pressão ao diagnóstico e/ou com a presença de outras comorbidades associadas.
Para todos os casos está indicado o tratamento não medicamentoso, que consiste na redução do consumo de sal, prática regular de atividade física, cessar o tabagismo, mudança de hábitos alimentares, manejo do estresse (leia mais em Dieta e Atividade Física).
Complicações:
Algumas das complicações mais temidas são o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto agudo do miocárdio (IAM) – leia mais em Angina e Infarto. De forma silenciosa, elevados níveis de pressão arterial durante muitos anos podem prejudicar as artérias dos rins, causando perda progressiva da função renal, além de levar à uma hipertrofia do miocárdio (quando o músculo do coração torna-se mais grosso do que o normal), prejudicando seu relaxamento e podendo, inclusive, evoluir com insuficiência cardíaca (disfunção do coração).


