Hipertensão

Definição:

É quando a sua pressão arterial está maior ou igual à 140/90 mmHg, em mais de uma ocasião, medida em condições adequadas e com aparelhos confiáveis. 

 

Causas:

Obesidade / sobrepeso, envelhecimento, histórico familiar, estresse são os principais fatores. O consumo aumentado de sal e hábitos de vida não saudáveis, como sedentarismo e alimentação inadequada também estão associados ao surgimento da hipertensão. 

 

Sintomas:

Não devemos esperar o início de sintomas para suspeitar de hipertensão, uma vez que na grande maioria dos casos seu surgimento ocorre de forma assintomática. Quando em níveis mais críticos, pode ocasionar dor de cabeça, tontura, alterações na visão, entre outros. 

 

Tratamento:

Envolve duas vertentes: tratamento medicamentoso e não medicamentoso. 

Não são todos os pacientes que irão necessitar de medicações desde o início, considerando que seu risco cardiovascular seja baixo e que os níveis de pressão não sejam tão altos. 

No entanto, na maioria dos casos iremos necessitar de medicações para controle da pressão. A escolha de qual classe iremos iniciar ou qual a melhor associação entre as classes é feita de forma personalizada, de acordo com os níveis iniciais de pressão ao diagnóstico e/ou com a presença de outras comorbidades associadas. 

Para todos os casos está indicado o tratamento não medicamentoso, que consiste na redução do consumo de sal, prática regular de atividade física, cessar o tabagismo, mudança de hábitos alimentares, manejo do estresse (leia mais em Dieta e Atividade Física). 

 

Complicações:

Algumas das complicações mais temidas são o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto agudo do miocárdio (IAM) – leia mais em Angina e Infarto. De forma silenciosa, elevados níveis de pressão arterial durante muitos anos podem prejudicar as artérias dos rins, causando perda progressiva da função renal, além de levar à uma hipertrofia do miocárdio (quando o músculo do coração torna-se mais grosso do que o normal), prejudicando seu relaxamento e podendo, inclusive, evoluir com insuficiência cardíaca (disfunção do coração).

(leia mais em Angina e Infarto). 

Se interessou pelo tema? Agende sua consulta

Relacionados

Arritmias

Arritmias

Definição: Arritmia é um nome genérico, para qualquer desordem dos batimentos cardíacos. Essa desordem pode fazer com que o coração bata mais devagar que o normal (Bradiarritmias) ou mais rápido que o normal (Taquiarritmias).    Causas: Depende de qual arritmia estamos falando. Podem ser desde causas congênitas (alguma doença familiar

LEIA MAIS
Atividade Física

Atividade Física

A atividade física tem benefícios incontestáveis. Ela promove a liberação de hormônios do bem estar, como por exemplo a Endorfina e a Serotonina; ajuda no controle da pressão arterial, do peso e da glicemia; fortalece nossas articulações; aumenta a nossa força muscular; fortalece nosso sistema imunológico; aumenta nossa disposição; melhora

LEIA MAIS
Dieta

Dieta

Idealmente devemos aumentar a ingestão de alimentos in natura e minimamente processados, evitando ou pelo menos reduzindo o consumo de alimentos ultraprocessados.   Mas você sabe essas definições? Vamos entender:    – Alimentos in natura: são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e

LEIA MAIS

Selecione o local de sua preferência

Cirurgicare

Clínica Woitas

Hospital Cardiológico Costantini